(21) 99110-3782

d.baldissaraodontologia@gmail.com

Acompanhe:

Restaurações

O que é Restauração?

A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie ou quebrado volte à sua forma e sua função normal. Quando o dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material de restauração.

Qual o melhor tipo de restauração?

Não existe um único tipo ideal para todas as pessoas. O que é melhor para cada um será determinado pela extensão do preparo, a possível alergia a certos materiais, o local da boca que precisa ser restaurado e o custo. Algumas considerações a respeito de cada material:

Resinas compostas (plástico)

Combinam com a cor dos seus dentes e, portanto, são utilizadas quando se deseja uma aparência mais natural. Os ingredientes são misturados e colocados diretamente na cavidade, onde endurecem. As resinas compostas não são o material ideal para grandes restaurações, pois podem lascar ou se desgastar com o tempo. Também podem manchar com pigmentos como o café, chá ou tabaco, e não duram tanto quanto outros tipos de restaurações - em geral de três a 10 anos.

Restaurações de porcelana

São chamadas de incrustações ou facetas. São feitas sob medida por um laboratório de prótese e, em seguida, cimentadas no dente. Podem combinar com a cor do dente e resistir à manchas. A restauração de porcelana geralmente cobre a maior parte do dente. Seu custo é similar ao do ouro.

Se a cárie ou fratura tiver danificado grande parte do dente, pode-se recomendar uma coroa ou um outro tipo de recobrimento. A cárie que atingiu o nervo ou polpa pode ser tratada de duas formas: através do tratamento de canal (em que o nervo danificado é removido) ou através de um procedimento chamado capeamento pulpar, que é o recobrimento da polpa, e tenta manter o nervo vivo.

Inlays e Onlays

Esses procedimentos de odontologia estética, também conhecidos como restaurações indiretas, são feitos em um laboratório de prótese. São usados quando um dente apresenta cárie leve a moderada ou estrutura insuficiente para suportar uma restauração. Quando não há danos às cúspides do dente, o inlay é colocado diretamente sobre a superfície dentária. Entretanto, quando uma cúspide ou porção mais significativa do dente é danificada, o dentista pode usar um onlay para cobrir toda a superfície.

Antigamente, os inlays e onlays eram feitos de ouro, mas hoje em dia costumam ser feitos em um laboratório de prótese dentária usando um composto de porcelana ou cerâmica e são fixados aos dentes com cimento dental adesivo. Fornecem suporte para fortalecer os dentes, restaurar seu formato e evitar qualquer cárie ou deterioração posterior.

Clareamento Dental

O que é Clareamento Dental?

O clareamento dental é uma técnica que pode ser feita de três formas distintas: no consultório com o seu dentista, em casa com o uso de uma moldeira, ou uma combinação entre ambos. Esse tratamento ganhou muitos adeptos desde que chegou ao mercado, afinal quem não sonha com um sorriso branquinho e livre de manchas? O clareamento dos dentes é um procedimento pouco invasivo e que pode ser justamente o que você está procurando para dar aquele UP na autoestima!

O clareamento dental consiste em utilizar produtos à base de peróxido de hidrogênio ou carbamida, que, quando em contato com a superfície dos dentes, conseguem quebrar as moléculas pigmentadas, dissociando-as em moléculas menores e deixando o dente mais claro. Por isso que, através do contato com agentes clareadores, é possível recuperar a cor original dos dentes.

Entretanto, vale destacar que a superfície dentária não é a única região afetada durante o processo: a gengiva também precisa de atenção e proteção. “O profissional faz uma pequena limpeza na superfície dos dentes a serem clareados e protege a gengiva ao redor desses dentes, pois o gel é muito forte e se cair na gengiva pode queimá-la”.

Um belo sorriso às vezes diz muito mais do que qualquer outra coisa. A estética bucal, portanto, é um fator que influencia bastante a nossa vida: dentes branquinhos trazem de volta a confiança e elevam a autoestima em um piscar de olhos. Se você anda tendo problemas com o próprio sorriso por causa de manchas ou dentes escurecidos, o branqueamento pode ser a técnica que estava faltando para que não falte a vontade de sair sorrindo por aí!

Não existem muitas barreiras que impeçam o paciente de realizar o clareamento dental. Desde que toda a cavidade bucal esteja em um bom estado de saúde, é possível fazer o tratamento sem problemas. As contraindicações normalmente são para pacientes que possuam problemas bucais como cáries, doenças periodontais e lesões dentárias. 

A grande maioria dos pacientes fica bastante satisfeito com o resultado, afinal, a sensação de dentes extremamente limpos e livres de manchas é impagável. Porém, há casos em que o efeito desejado pode não ser alcançado devido a pequenos detalhes na rotina do paciente. O consumo de cigarros e de alimentos com grandes concentrações de corante, como é o caso do café e do vinho, podem acabar manchando os dentes e prejudicando o processo do clareamento. Portanto, é importante seguir à risca as orientações médicas após o procedimento para que tudo saia conforme o planejado.

CUIDADOS NECESSÁRIOS APÓS O CLAREAMENTO DENTAL

Prótese Total Convencional (dentadura)

A prótese total convencional é colocada em sua boca depois que os dentes remanescentes foram extraídos e os tecidos cicatrizarem. A cicatrização pode demorar vários meses, período que exigirá um reembasamento da prótese que será instalada, de forma a diminuir as cargas que incidirão sobre o tecido. As etapas de confecção da prótese devem ser aprovadas por você paciente e pelo seu dentista, desde a cor, formato e tamanho dos dentes que serão utilizados. É interessante apresentar ao seu dentista fotos que mostrem como eram seus dentes para que ele tenha um parâmetro na confecção deste aparelho. Não é recomendável que paciente durma todos os dias com este aparelho, já que a salivação durante a noite é reduzida e isso pode favorecer o aparecimento de fungos e bactérias, neste período a prótese pode ser colocada em um recipiente com água. A higienização das próteses deve ser feita pós-refeições.

Prótese Total Imediata

A prótese total imediata é instalada imediatamente após a extração dos dentes remanescentes. (Seu dentista tira as medidas e faz as moldagens de seus ossos maxilares durante uma consulta). Embora as próteses imediatas ofereçam a vantagem de você não ficar sem os seus dentes, elas precisam ser reajustadas nos meses subseqüentes após a sua instalação. A razão para isto é que o osso no qual os dentes estavam inseridos sofre uma mudança após a cicatrização, fazendo com que a prótese fique sem estabilidade.

Prótese Parcial Removível

A prótese parcial removível consiste em uma estrutura metálica que se apóia nos dentes naturais e rebordo (osso e tecido). Algumas vezes, são colocadas coroas sobre alguns dos dentes naturais e que servem como apoios para a prótese. Essas próteses devem estar bem ajustadas em todos os tecidos e não deve causar lesões em sua boca. Próteses parciais removíveis oferecem uma alternativa móvel para as pontes e é possível conseguir boa estética e função e com essa modalidade protética.

Abrir bate-papo
Olá! Tudo bem?
Como podemos ajudar?