(21) 99110-3782

d.baldissaraodontologia@gmail.com

Acompanhe:

Próteses

Próteses são aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes que podem ser fixas ou móveis (retiradas e recolocadas na boca). Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora não sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás.

Existem dois tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais, que podem ser fixas ou removíveis. Seu dentista irá ajudá-lo a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a ser substituídos e o custo do tratamento.

Como funcionam as próteses?

No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apóia sobre sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada em formato de “U”, a fim de permitir espaço livre para acomodar sua língua.

As próteses são feitas sob medida em parceria entre o dentista e o técnico em prótese dental (ou labotatório), a partir de moldes tirados de sua boca. Seu dentista irá determinar qual o tipo de prótese melhor para você.

Prótese Total Convencional (dentadura)

A prótese total convencional é colocada em sua boca depois que os dentes remanescentes foram extraídos e os tecidos cicatrizarem. A cicatrização pode demorar vários meses, período que exigirá um reembasamento da prótese que será instalada, de forma a diminuir as cargas que incidirão sobre o tecido. As etapas de confecção da prótese devem ser aprovadas por você paciente e pelo seu dentista, desde a cor, formato e tamanho dos dentes que serão utilizados. É interessante apresentar ao seu dentista fotos que mostrem como eram seus dentes para que ele tenha um parâmetro na confecção deste aparelho. Não é recomendável que paciente durma todos os dias com este aparelho, já que a salivação durante a noite é reduzida e isso pode favorecer o aparecimento de fungos e bactérias, neste período a prótese pode ser colocada em um recipiente com água. A higienização das próteses deve ser feita pós-refeições.

Prótese Total Imediata

A prótese total imediata é instalada imediatamente após a extração dos dentes remanescentes. (Seu dentista tira as medidas e faz as moldagens de seus ossos maxilares durante uma consulta). Embora as próteses imediatas ofereçam a vantagem de você não ficar sem os seus dentes, elas precisam ser reajustadas nos meses subseqüentes após a sua instalação. A razão para isto é que o osso no qual os dentes estavam inseridos sofre uma mudança após a cicatrização, fazendo com que a prótese fique sem estabilidade.

Prótese Parcial Removível

A prótese parcial removível consiste em uma estrutura metálica que se apóia nos dentes naturais e rebordo (osso e tecido). Algumas vezes, são colocadas coroas sobre alguns dos dentes naturais e que servem como apoios para a prótese. Essas próteses devem estar bem ajustadas em todos os tecidos e não deve causar lesões em sua boca. Próteses parciais removíveis oferecem uma alternativa móvel para as pontes e é possível conseguir boa estética e função e com essa modalidade protética.

Quanto tempo poderá levar para eu me acostumar com minha prótese?

Novas próteses podem parecer estranhas e desconfortáveis durante as primeiras semanas ou até meses. Alimentar-se e falar com a prótese pode exigir um pouco de prática. É comum ter-se a sensação dos dentes salientes ou soltos, enquanto os músculos de suas bochechas e língua se habituam a segurar a prótese no lugar. O fluxo excessivo de saliva, a sensação de que a língua não tem lugar certo para ficar e uma pequena irritação ou ulceração não são incomuns. No caso de irritação, consulte seu dentista, e lembre-se, não é correto se acostumar com lesões causadas por essas próteses, se seu aparelho te machuca procure o seu dentista para que ele vá adaptando o aparelho protético à sua cavidade bucal.

Qual a durabilidade das próteses?

Durante um certo período de tempo, sua prótese precisará ser reajustada, refeita ou recolocada devido ao desgaste normal. Recolocar significa fazer uma nova base, mantendo os dentes existentes na prótese. Também, com o passar do tempo, sua boca muda naturalmente. Estas mudanças fazem com que sua prótese fique solta, dificultando a mastigação e irritando a gengiva. Você deve consultar seu dentista, no mínimo uma vez ao ano, para uma avaliação, estas próteses não devem ser utilizadas por mais de cinco anos.

Estas são algumas dicas para cuidar de sua prótese:

Quando manusear sua prótese, coloque-a sobre uma toalha dobrada ou um recipiente com água. As próteses são delicadas, e podem se quebrar se sofrerem uma queda.

Não deixe sua prótese secar. Coloque-a em uma solução de limpeza própria para próteses ou em água pura quando não a estiver usando. Nunca use água quente, pois esta pode deformá-la.

Escove sua prótese diariamente para remover os resíduos de alimentos e a placa bacteriana, e evitar que fique manchada. Um limpador ultra-sônico pode ser utilizado para cuidar de sua prótese, mas ele não substitui uma escovação cuidadosa diária.

Escove suas gengivas, língua e palato todas as manhãs com uma escova de cerdas suaves antes de colocar a prótese. Isto estimula a circulação em seus tecidos e ajuda a remover a placa.

Visite seu dentista se sua prótese quebrar, lascar, rachar ou ficar solta. Não fique tentado a ajustá-la

Ausência de um ou mais dentes:

Se você tem um ou mais dentes faltantes, o dentista pode recomendar o uso de próteses. Há opções removíveis como a dentadura, que pode ser retirada para limpar, mas esse tipo de prótese tem uma recomendação específica ― o que, compreensivelmente, torna seu uso impraticável para muitas pessoas. Por essa razão, existem as coroas fixadas em implantes dentários e as pontes, que funcionam mais como os dentes verdadeiros.

Mas entre as coroas sobre implantes e as pontes, qual é a melhor opção para você? Vamos apresentar as semelhanças e as diferenças e vantagens e desvantagens dessas duas opções de prótese fixa, para que seu sorriso seja o mais real possível, mesmo com um ou dois dentes falsos.

Qual a diferença entre coroas e pontes?

A coroa pode cobrir um dente danificado ou cariado de uma pessoa ou ser colocada sobre um implante dentário para substituir um dente faltante. Os implantes dentários são fixações de metal, implantadas cirurgicamente no osso abaixo da gengiva. Esses implantes de metal se fixam no osso por meio de um processo chamado osteointegração (em que o osso se funde ao metal). Esse processo resulta em um suporte estável, no qual você pode confiar enquanto come ou fala.

Por outro lado, as pontes são utilizadas exclusivamente para substituir dentes faltantes. A ponte é formada por duas coroas ― uma em cada extremidade ― e uma ponte de dentes protéticos que se assentam sobre o espaço deixado pelos dentes faltantes na gengiva. As coroas nas extremidades de uma ponte podem ser colocadas sobre dentes existentes (que precisam ser desgastados pelo dentista para se encaixarem corretamente), ou podem ser fixadas a implantes dentários.

Como funcionam as coroas?

A coroa pode ser feita com apenas um material ou uma mistura de vários. A liga de ouro e outras opções de ligas metálicas costumam ser duráveis e econômicas, mas não ficam muito parecidas com os dentes. Coroas de porcelana, resina acrílica e cerâmica podem ficar mais parecidas com os dentes naturais. As opções em resina acrílica e cerâmica são conhecidas por sua durabilidade.

A porcelana é um pouco mais propensa a fraturas e danos, mas quando aderida a uma estrutura metálica, sua resistência pode aumentar, ao mesmo tempo que mantém a estética agradável semelhante à de um dente.

Como funcionam as pontes?

Enquanto as coroas também podem reparar dentes danificados, a única função das pontes é substituir um ou mais dentes ausentes. Para uma ponte, o dentista recobrirá os dentes desgastados ou implantes dentários nas extremidades do espaço deixado pelos dentes faltantes. Os dentes protéticos (chamados de pônticos) ocupam o espaço onde não há dentes entre as coberturas.

Qual a durabilidade das coroas e pontes?

Às vezes, as coroas e pontes podem ficar folgadas ou cair por causa de danos causados pela mastigação de alimentos duros, gelo ou outros objetos rígidos. Doenças dentárias que causam perda de dentes ou ossos são outra razão pela qual as coroas ou pontes podem ficar folgadas com o tempo.

Entretanto, com bons hábitos de higiene bucal, as coroas e pontes podem durar para toda a vida. Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, passe o fio dental e limpe entre os dentes com uma escova interdental ou irrigador dental pelo menos uma vez ao dia e experimente usar outros produtos úteis, como enxaguantes bucais antimicrobianos e raspadores de língua. Não deixe de consultar o dentista para limpezas regulares ― não apenas para manter seus dentes brancos e livres de bactérias, mas também para verificar a saúde da coroa ou da ponte. Se você e seu dentista decidirem por uma coroa ou uma ponte para substituição de dentes, esperamos que os novos dentes façam você sorrir.

Abrir bate-papo
Olá! Tudo bem?
Como podemos ajudar?