(21) 99110-3782

d.baldissaraodontologia@gmail.com

Acompanhe:

Ortodontia

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência (estética do sorriso, que é nosso cartão de visitas). Além disso dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal, também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. 

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

Como saber se preciso de um ortodontista?

Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.

Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?

Diversos tipos de aparelhos, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

Os aparelhos podem ser:

Aparelho fixo

Podendo ser metálicos ou estéticos (Cerâmica ou Safira) este é o tipo mais comum de aparelho; consiste de bandas, fios e/ou brackets. As bandas são fixadas em volta de vários dentes ou um só dente, e utilizadas como âncoras para o aparelho, enquanto que os brackets são presos na parte externa do dente. Os fios em forma de arco passam através dos brackets e são ligados às bandas. Apertando-se o arco, os dentes são tracionados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Os aparelhos fixos são geralmente apertados a cada mês para se obter os resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses até alguns anos. Atualmente eles são menores, mais leves e exibem bem menos metal que no passado. Podem apresentar cores vivas para as crianças, bem como estilos mais claros, preferidos por muitos adultos.

Alinhadores Invisíveis

São um dos mais recentes avanços da Ortodontia. Esse tipo de aparelho não utiliza brackets e fios metálicos. Comumente, os alinhadores são chamados de "alinhador invisível" por ser transparente e com uma qualidade estética superior aos demais. O planejamento de cada caso é feito de modo digital, a partir de uma completa documentação (escaneamento intraoral ou moldagem, fotografias e radiografias) das arcadas dentárias, do sorriso e do rosto do paciente. Dessa forma, os alinhadores são feitos sob medida, com o uso de um programa de computador, para cada paciente. Os alinhadores dentários são indicados para casos com diferentes níveis de complexidade e problemas de mal posicionamento dentário. Além disso, outras vantagens são: a facilidade para higienização dos dentes durante o tratamento, o menor número de manutenções necessárias e o menor tempo de tratamento.

Abrir bate-papo
Olá! Tudo bem?
Como podemos ajudar?